Publicar de forma independente não te faz independente

Facilmente percebe-se que não existe isso de publicação independente, porque, para publicar qualquer coisa, o autor precisa da ajuda de muita gente. Pois é. Concluí isso depois de pegar a estrada e errar o caminho muitas vezes. Descobri dificuldades que não imaginava, tropecei em pedras que não enxergava, e precisei da ajuda de muito mais gente do que eu pensava. Vale, então, usar minha pequena (quase inexistente) experiência para ajudar aqueles que ainda não precisaram perder o rumo.
A dica de hoje fica com o trabalho de revisão e leitura crítica.
Não, você não escreve tão bem assim que não precise de uma revisão antes de lançar seu produto no mercado. Acredite em mim; mesmo que você seja professor de Língua Portuguesa, existem mais coisas entre a sua inspiração e o editor de textos do que supõe a nossa vã filosofia. Se eu lesse a minha história quinhentas vezes, eu encontraria erros corrigíveis quinhentas vezes. E eu mudaria toda a história, no fina, porque é o que quase sempre acontece quando é o próprio autor que revisa a obra. Para isso existem profissionais, pessoas imparciais e com conhecimentos técnicos suficientes para nos auxiliarem com a revisão da linguagem. E, ainda, é possível uma análise da “comerciabilidade” da obra.
Está bem, essa palavra não existe. Mas, quando escrevemos e colocamos nosso livro no mercado, queremos vendê-lo. E, para saber se vamos conseguir, precisamos de opinião. Opinião de quem não está contaminado pelo relacionamento pessoal com o autor, como é o caso do pai, da mãe, do melhor amigo, do incentivador. Essas pessoas sempre considerarão a sua obra boa, irretocável, assim como você. Uma mãe não acha o filho feio, acha?
Deixe um comentário

