Especial autopublicação – Como publicar na Amazon Brasil

Tenho percebido diversos autores desejando a autopublicação mas sem pistas de como fazê-lo. Muitos buscam os meios mais conhecidos, Clube de Autores e PerSe, mas esses serviços, apesar de fantásticos, possuem preços pouco competitivos no mercado dos livros. Atualmente, a grande pedida para o autor independente é a Amazon Brasil que, através do seus sistema Kindle Direct Publishing, permite que o escritor publique diretamente sua obra, que será vendida em formato digital.

Algumas considerações sobre a Amazon:

1. Ela não vende livros autopublicados impressos no Brasil. A Amazon possui um sistema para venda de livros autopublicados impressos, mas ele permite venda apenas nas lojas estrangeiras. Falaremos dele em outra oportunidade.

2. O escritor é responsável por todo o processo, não há intermediários ou serviços agregados. Ou seja, é preciso ter o livro já escrito, diagramado, formatado, revisado e com capa pronta (que não é a capa tradicional, mas apenas a parte da frente).

3. Não há óbice do escritor vender seus livros em outros sites ou por outros serviços. A Amazon não exige exclusividade. Caso o autor deseje cadastrar-se também no serviço KDP Select, que é opcional, a Amazon exige que o livro digital não seja vendido por outros sites ou serviços, mas o impresso pode, sem problema algum.

4. Os royalties são especificados pelo escritor e recebidos via TEF (vão direto para a conta corrente ou poupança do autor). Eles podem ser determinados em 35% ou 70%, vai depender mais do valor do livro. Eu recomendo sempre 70%, afinal é justo que o autor seja remunerado por sua obra!

Parece bom? Mas, e como cadastrar-se nessa Amazon para vender o livro? Inicialmente, vá ao site http://kdp.amazon.com e cadastre-se lá. Se você já tem cadastro na Amazon, como comprador, basta digitar o e-mail e a senha que o site importa seus dados. Se ainda não é cliente Amazon, digite um e-mail válido e clique para cadastrar um novo usuário.

Após o cadastro completo, aparecerá uma página que é a sua dashboard. Ali você inclui e apaga obras e edita as que já estão incluídas. Para inserir uma obra, clique no botão laranja que fica no canto superior esquerdo – Adicionar nova obra.

Lembre-se que seu livro já deve estar no formato .mobi (específico para Kindle) e você deve ter uma capa. Se você não tem nenhuma, a Amazon possui um criador de capas, mas recomendo que sua capa seja profissional ou, ao menos, elaborada com zelo. Afinal, ela é a primeira coisa que verão do seu livro. A capa deve ter tamanho ideal de 2500 pixels do maior lado (altura) para funcionar perfeitamente em todos os leitores.

Depois de preencher o formulário de inserção e de fazer o upload da capa e do livro, salve e continue para ir até o formulário de preços e royalties. Nessa etapa, você deve selecionar se deseja royalties de 35% ou 70% e definir os mercados e preços de seu livro. Recomendo que marque 70% e que seu preço em dólares seja de 2,99. Assim você terá um livro de bom valor de mercado e seu retorno financeiro será compensador.

Salve novamente e seu livro está pronto para ser vendido. Bem, quase. A Amazon faz o processamento da obra e isso pode levar até 48H. Não precisa ficar conferindo no site, quando o livro estiver disponível para venda você receberá um e-mail informando isso. A partir daí, basta divulgar o link do site da Amazon para que todos saibam onde encontrar sua obra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s