Dez vantagens dos livros digitais

Antes de começar a falar sobre os benefícios dos livros digitais, preciso deixar claro: ebook não é para ser lido no computador. Muita gente que me diz detestar ebooks nunca usou um leitor digital, apenas leu PDFs no computador. Assim até eu detestaria. Um livro digital requer um leitor adequado para seu melhor aproveitamento, caso contrário ele se torna, realmente, um inconveniente. O computador foi feito para trabalhos, escritas e jogos, e olhe lá. Leitura é outra coisa. Cada macaco no seu galho.

Isto posto, gostaria de levantar aqui algumas das vantagens de se optar por ler livros digitais.

1. O ebook preserva o meio ambiente, de forma geral. Claro que a criação dos leitores digitais se utiliza de peças que derivam do petróleo e que poluem o ambiente, mas convenhamos: você precisa de 1 leitor digital para o resto de sua vida (só vai comprar outro se o seu quebrar, o que não deve ser uma coisa tão simples de acontecer), enquanto você precisaria de centenas de livros para satisfazer seu desejo de leitura. Atualmente temos uma péssima política de reciclagem a nível nacional, então economizar papel é uma necessidade.

2. Você não precisa esperar seu ebook chegar. Basta baixá-lo da internet, imediatamente. Mesmo que estejamos falando de ebooks comprados, após a confirmação do pagamento você só precisa clicar em um link, fazer o download e pronto, o livro está com você. Os livros de papel demoram dias para chegar, algumas vezes não chegam, e nos sujeitam à ansiedade de esperar pelos sempre muito lentos Correios.

3. Os ebooks são mais rápidos de se produzir, e muito mais baratos do que os livros de papel. Sei que os livros digitais ainda são muito caros no Brasil, mas isso pode mudar significativamente se pensarmos na revolução que mencionei no post anterior. Os ebooks podem eliminar intermediários, ser vendidos diretamente do escritor para o leitor, não carecem de recursos exagerados para sua produção e facilitam a publicação.

4. O leitor pode anotar, marcar, editar e rabiscar um livro digital sem prejudicar a obra original. A maioria dos leitores digitais permite que você anote e marque (inclusive com a técnica “highlight”, que é similar a passar um marca-texto sobre determinada palavra/frase) seus livros sem que isso estrague a sua obra.

5. Os livros digitais possuem todas as facilidades dos documentos virtuais. Eles podem conter links e anotações que remetem o leitor, facilmente, a explicações, imagens e extras relacionados ao seu conteúdo. Também são inexados e você pode procurar o que quiser dentro do livro, sem precisar decorar páginas para relembrar aquele conteúdo que você gostaria de ler novamente. Os ebooks podem conter áudio e tornar a leitura mais interativa.

6. É muito mais simples editar uma tiragem de livros digitais do que de livros impressos. Consertar erros nos ebooks é facílimo, e promover um “recall” de livros digitais é infinitamente mais simples do que em relação aos livros de papel. Enquanto as editoras precisam rever os textos e reimprimir tiragens caríssimas para colocar novas edições (sem erros) no mercado, com o livro digital nada disso é necessário. Uma vez revisto o texto, basta que o arquivo original seja substituído no link de download e pronto! Para o leitor, a grande vantagem é: a editora/o autor podem reenviar o arquivo gratuitamente para quem já adquiriu a edição que foi revista. Mágico, não?
7. A palavra é: portabilidade. Imagine aquela viagem de férias com os amigos, e você tem uma estante de livros para ler. Pensa: à noite vou tirar o atraso de leitura mas… como carregar 10 livros na mala? Com seu leitor digital você pode levar centenas de livros para onde quiser. Está pensando mais profissionalmente? Imagine-se na faculdade, ou no trabalho, pesquisando em livros digitais (com seu sistema muito eficiente de busca) ao invés de carregar aquele monte de livros para a mesa, e passar horas atrás de um conceito ou um verbete.

8. O leitor digital tem luz própria, então você não vai ter problema em ler sob qualquer condição de iluminação. Mesmo no escuro, é possível ler, anotar e marcar seu livro digital sem nenhuma dificuldade.

9. Os livros digitais são simples de compartilhar. Tudo bem, essa vantagem pode ser facilmente criticada por aquela proteção DRM que irrita os leitores, afinal eles compraram um livro e querem emprestar para quem quiserem. Mas nem todo ebook contém proteção, e devo arriscar que muitos deles não têm. Tanto que é possível encontrar vários ebooks “piratas” para download em sites que fornecem esse material gratuitamente – exatamente porque não há proteção. Ou seja, você pode emprestar (?) seu livro digital para quem quiser (desde que ele não seja protegido) sem correr o risco de recebê-lo de volta riscado, amassado ou manchado.

10. A palavra é: acessibilidade. Livros de papel são para leitores sem deficiências visuais. O livro digital é facilmente adaptado para quem tem problemas de visão: o leitor pode aumentar o tamanho da fonte o quanto ele quiser, e ainda existe uma enorme gama de livros digitais que, literalmente, “se leem”. O leitor cego, aquele que não tem como ler um livro de papel que não em braile, pode ouvir o livro digital, pois essa facilidade é, além de possível, comum em vários ebooks (inclusive havendo a versão exclusivamente auditiva, o audiobook).

Então, concorda com essas vantagens? Tem alguma a acrescentar ou críticas a fazer? Deixe um comentário.

*Inspirado nos blogs SuccessConsciouness e Epublishers Weekly*

Anúncios

10 comentários em “Dez vantagens dos livros digitais

  1. Nossa, acho que nunca tinha pensado em todas essa vantagens do livro digital. É verdade que, como toda leitora velha, eu adoro cheirar as páginas do livro, manusear, organizar a estante e tudo mais. Mas considerando a correria do cotidiano, em que é impossível pensar em carregar mais um peso na bolsa para ler no ônibus, de fato, vejo mais uma vantagem nos livros digitais (são muito mais leves e você pode estar com eles o tempo todo). Eu confesso que sou uma péssima leitora, pois ainda não tenho um leitor digital. Inclusive se quiser me indicar algum, fique à vontade. Outra dúvida, tablet equivale a leitor digital ou as diferenças são gritantes? Obrigada!
    (vou ativar o acompanhamento dos comentários para receber sua resposta)
    beijos
    Tamara
    http://tamaravilhosamente.blogspot.com.br

    Curtir

  2. Tamara, não se sinta uma péssima leitora porque você não é! Livros digitais despertam amor e ódio, mas nem todos param para refletir que não precisamos abandonar o livro impresso, eles podem coexistir. Eu mesma compro muitos livros impressos, mas não sobrevivo mais sem meu leitor rs. Eu uso o LEV da Saraiva e estou satisfeita, mas o Kindle da Amazon é até superior. Recomendo os dois. Quanto aos tablets, eles não são como os leitores porque cansam mais a vista e são mais distrativos, mas você pode transformar o seu em leitor, basta baixar os aplicativos Kindle, LEV, Kobo, etc. Eu tenho o aplicativo Kindle e funciona lindamente! Sabe que me deu ideia para outra postagem? Aha! Adorei! Beijo grande!

    Curtir

  3. SOCORRO, AMO POSTS SOBRE ESSE ASSUNTO. E concordo com tudo que você falou. Eu amo ter livros físicos, acho super lindos na estante, mas nos últimos 3 anos minhas leituras não vem rendendo em livros físicos, e em 2014 e 2015 li 100 livros cada ano. e mais de 90% deles eram digitais. Além de poder ler no escuro, e outras mil vantagens. AMO ❤

    Curtir

  4. Eu gosto de livros digitais, apesar de ler eles no celular, no ipad ou até mesmo no computador sem problemas… Não tenho um leitor apropriado (se alguém quiser me dar de presente… hahahahaha) Mas também amo o livro físico… aquela coisa de folhar, seu cheiro… hahahahahaha

    bjos

    Curtir

  5. De fato são muitas as vantagens e concordo com todas, algumas são coisas que eu nunca havia parado para pensar, como por exemplo as correções, o tempo de “entrega” e até mesmo a questão da luz, que muito me incomoda nas versões físicas hahaha. Porém eu não consiiiigo, na verdade, nunca tentei. Tenho a impressão de que não conseguirei dar a devida atenção à leitura se feita em uma plataforma digital. Sem contar que gosto muito de colecionar tudo que leio e deixar numa estante, ao alcance da mão. Um dia prometo tentar, mas me falta coragem haha.

    ourbravenewblog.weebly.com

    Curtir

  6. Nossa adorei o post!
    Eu ainda leio livros digitais pelo notebook hahaha tinha um certo preconceito mas no fim das contas eu leio muito mais rápido que o livro física, porém notebook não me da muita mobilidade, pretendo comprar um e-reader ano que vem que vai facilitar minha vida em 1000000%. Eu não tinha pensado na questão da acessibilidade dos e-readers, achei isso um ponto super importante!

    Curtir

  7. oi tudo bem?

    Mesmo com todos esses benefícios, e sabendo que é melhor para o meio ambiente, não consigo, mudar de ideia. Gosto dos livros físicos. 1° que ler um livro digital, pra mim que usa óculos, força mais. 2° Não gosto quando interrompe uma leitura. Eu comprei um tablet e baixei um leitor. Sempre que está na melhor parte, ele da sinal que está descarregando. Isso incomoda, já no livro físico isso não ocorre. E outro, não consigo me concentrar totalmente. Mas adorei, pra quem gosto, ler livros no formato digital, é sim a melhor escolha beijos

    Taynara MEllo | Indicar Livros
    http://www.indicarlivros.com

    Curtir

  8. Oláá!Adorei esse post!
    Faz pouquinho tempo que comprei meu primeiro e-reader depois de encucar bastante sobre suas vantagens. Mas assim que comecei a usar me apaixonei por todas essas facilidades dele. É incrível que chego até ler mais rápido com o aparelho haha Mas claro, nada substitui o cheirinho de livro novo haha

    Um beijo♥

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s