Texto original ou texto inédito?

A postagem de hoje vai para quem tem dúvidas quanto a que seja originalidade e/ou ineditismo do texto, principalmente relacionado a trabalhos acadêmicos como TCC e monografias.

Um texto original é aquele elaborado totalmente pelo próprio autor. A originalidade está no fato que o autor do texto o escreve, sem copiar partes de outros textos. Importante lembrar que citações (com chamada de referenciamento), utilizadas com moderação, não prejudicam a originalidade.

Todo trabalho acadêmico deve ser original. A reprodução da íntegra de textos de terceiro não é admitida em TCCs ou monografias, pois espera-se que o discente/pesquisador escreva seu trabalho utilizando suas palavras e seus argumentos. É comum ver, pela internet, sites e blogs que reproduzem textos de outros sites e blogs, mencionando a fonte. Essa prática não é admitida nos trabalhos acadêmicos, tanto que é comum a rejeição ao excesso de citações diretas, principalmente se forem longas.

Já o texto inédito é aquele que nunca foi publicado. Um trabalho inédito é sempre original, e ainda não foi compartilhado com a comunidade acadêmica ou científica. Não se exige ineditismo nos TCCs e monografias, por isso o discente/pesquisador pode, enquanto produz a pesquisa, elaborar ensaios, resumos e artigos sobre o tema do TCC, para apresentá-los em congressos ou publicá-los em revistas e sites.

Beijos e até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s